top of page

000. DE NATAL A NUMBÊ //
DE NATAL AL NUMBÊ

logo-big.png

' a neo utopia ' - para um futuro dadas as circunstâncias //

' a neo utopia ' - for a future given the circumstances //

' a neo utopia ' - por estonteco sub la cirkonstancoj ;

PICTURE-L6.jpg
IMG_5464.jpg
IMG_5594.jpg
IMG_5564.jpg
IMG_5549.jpg
CROQUIS-PARA-EXPORTAR14-10.jpg
PICTURE-L2-2.jpg
PICTURE-L3.jpg

A marca ‘ a neo utopia ’ surge procurando se relacionar ao Zeitgeist do presente e conceber uma possível realidade de moda para um futuro presságico.

DE NATAL AL NUMBÊ - que traduz do Esperanto “de Natal a Numbê” - é a primeira coleção planejada do estudante de design de moda - natalense e residente em São Paulo - J. ERICO VALENÇA, dirigindo a marca idealizada por sí: ‘ a neo utopia ’. A coleção busca comunicar transformações de uma humanidade pós-apocalíptica.

 

Em DE NATAL AL NUMBÊ o futuro concebido é de um apocalipse advento da exploração desnaturada dos recursos naturais.



" Cientistas geo engenheiros unidos de megacorporações falharam. Não conseguiram conter os cataclismos. A exploração desnaturada, causou um colápso irreversível em Terra Natal. " - Ty

 

Durante o apocalípse, parte da humanidade tem o privilégio de partir. Partem em busca de outro planeta, já que a Terra originária - Terra Natal - não mais poderia sustentar vida humana. Levam consigo a rede de inteligência artificial "Ty" e deixaram para trás, para morrer, o restante da humanidade.

 

O planeta visado como Nova Terra, é o Képler 186F. Não esperava-se, contanto, que este planeta já fosse habitado por outra civilização, além de tudo, mais desenvolvida que a humana. A civilização nativa não demonstra qualquer interesse em receber inquilinos.

Képler 186F é chamado pelos nativos de "Numbê".

Agora, a humanidade que teve o privilégio de partir de Terra Natal, precisa adaptar-se a nova realidade de sujeição.

 

DE NATAL AL NUMBÊ mistura referências do que seria de Terra Natal - que faz alusão a cidade de Natal, terra natal do designer J. ERICO VALENÇA (jambo, caju, praia, areia, rede, bordado  ponto cruz, macramê) - e de Numbê - que faz alusão a interpretação que o designer J. ERICO VALENÇA teve ao chegar em São Paulo (fumaça, indústria, monocromia, dureza).

 

A coleção trata de choque de culturas, que opõe a modularidade de Numbê - representada pelos alienígenas nativos - às manualidades de Terra Natal - representada pela humanidade recém inserida no novo planeta.

 

Sob a ótica do estudo de modelagem e moulage 3D, a coleção DE NATAL AL NUMBÊ deve permear entre realidade e metaverso. 

‘ a neo utopia ’ propõe, não como a moda pode parecer hoje, mas como ela pode parecer, dadas as circunstâncias, num futuro.

IMG_5512.jpg
PICTURE-L1.jpg
PICTURE-L2.jpg
PICTURE2-L1.jpg
picture-l.jpg
picture-l5.jpg
PICTURE 9.png

FICHA TÉCNICA

DESIGN E PRODUÇÃO:

J. ERICO VALENÇA

ORIENTAÇÃO:

GERALDO LIMA

APOIO DE MATÉRIA PRIMA:

SANTISTA JEANSWEAR
 

INSTRUÇÕES DE MONTAGEM DO LOOK:

IMG_5690.jpg